Faro-Madrid, Ryanair, a partir de 22 de Novembro. 20 euros+taxas, (29 euros) sem custos adicionais para o contribuinte.
Lisboa-Porto, Alfa pendular, 24 a 36 euros, o contribuinte suporta os prejuízos da Refer e da CP e a dívida acumulada das duas empresas.
Lisboa-Porto, TAP/Portugália, 86 euros + taxas (138 euros), regime de monopólio, o contribuinte suportou os prejuízos acumulados da TAP e a falta de rentabilidade dos capitais, o cliente suporta a falta de concorrência promovida pelo estado.
Londres - Hong Kong, Oasis Hongkong, desde 75£ + taxas (£141, 210 euros), sem custos adicionais para o contribuinte.
Lisboa - Angra do Heroísmo, TAP, desde 181 euros + taxas (203 euros), TAP/SATA, regime de monopólio, o contribuinte suportou os prejuízos acumulados da TAP e a falta de rentabilidade dos capitais, o cliente suporta a falta de concorrência promovida pelo estado.
Sevilha - Madrid, AVE (TGV), de 70 a 120 euros. O governo espanhol subsidia a Renfe em mais de 1000 milhões de euros por ano (2,560 milhões em 2003 e 2004) e a linha é propriedade do governo, não estando a utilização incluída no preço do bilhete. Em 1 de Novembro de 2004, o estado assumiu uma dívida de 3700 milhões de euros que a Renfe seria incapaz de pagar).
Suposição: Lisboa-Madrid, TGV, de 300 a 700 euros por viagem, cerca de 80% do custo deverá ser suportado involuntariamente pelos contribuintes.