24.2.07

Grandes momentos televisivos - 1

23 de Fevereiro de 1981, Espanha
Recordo-me das imagens de Tejero Molina no parlamento espanhol, em plena acção golpista tentando ressuscitar a ditadura franquista, o «el 23 de febrero».
São apenas 45 segundos, mas está tudo lá. O golpista, o deputado que se levanta e vai pedir que o militar lhe entregue a arma, as rajadas de metralhadora, os deputados a esconderem-se debaixo das mesas, o mesmo deputado a manter-se de pé, Adolfo Suarez (e Santiago Carrillo, líder do PCE, o qual não se vê na imagem), a serem os únicos a permanecerem sentados e a tentativa fracassada de 3 militares para deitarem ao chão o dito deputado (então com 70 anos de idade),que bravamente lhes resistiu. Na altura não fixei quem ele era. Mas agora, ao fazer pesquisa para encontrar estas imagens, finalmente lhe soube o nome: Gutiérrez Mellado.
###
General e vice-primeiro-ministro cessante, deputado da UDC. Tendo na juventude combatido pelo lado dos insurgentes nacionalistas de Franco, fez carreira no exército, ascendendo a general em 1970, assumido de seguida vários cargos de responsabilidade militar, até se tornar em setembro de 1976 vice-primeiro-ministro. Desempenhou desde então um relevante papel na transição, nomeadamente controlando e substituindo militares mais renitentes ou mesmo declarados opositores ao processo democrático.