28.2.07

poder pleno, supremo, universal e livre



"Em virtude do seu cargo de vigário de Cristo e pastor de toda a Igreja, o pontífice romano tem sobre a mesma Igreja um poder pleno, supremo e universal, que pode sempre livremente exercer"
(Catecismo da Igreja Católica: 878)
.
Eu tenho apreciado o esforço que o João Miranda tem vindo a desenvolver com vista a uma teoria sobre a autoridade, especialmente no último post. Porém, segundo a sua tese, os Papas da Igreja Católica seriam os candidatos, por excelência, a tiranos.###
.
Eu sou contemporâneo de, pelo menos, cinco Papas da Igreja. Nunca, no meu conhecimento, algum dos membros do clero sobre os quais o Papa exerce uma autoridade directa - e eles são às centenas de milhar -, nem sequer algum dos crentes católicos, sobre os quais o Papa exerce uma autoridade indirecta - e estes são aos milhões - acusou o Papa de ser um tirano.
.
Alguma coisa falha na tese do João Miranda, e eu julgo saber o que é. A tese dele conduz, de facto, à tirania, mas não à tirania de um homem sobre os demais; conduz à tirania da multidão sobre cada homem.