19.2.07

I rest my case

Contrariamente aos muitos bloguers e comentadores de obediência beata, assumida ou não, que desdenharam a importância dos resultados do referendo, César das Neves, ao menos num parágrafo (num só, sublinho), consegue conciliar uns restos de lucidez com alguma honestidade na análise - o que desabona, e muito, aqueles que, pressurosamente, vieram assegurar, com um sorrizinho servil, que nada de especial tinha acontecido. Mais do que um mero "estado de negação" tratava-se de um esforço doloso em esconder a realidade. Paradoxalmente, C das N desmentiu-os:
«Agora que assentou a poeira à volta do referendo é possível ver com clareza: foi uma enorme derrota para a Igreja. É algo exagerado identificar o "não" com a Igreja católica, mas não muito. Ela foi a única grande entidade que se empenhou a fundo na luta desse lado e perdeu largamente
Na verdade, a tradição que tanto fez para que esta direita seja considerada a mais estúpida da Europa (e arredores) é mais ajudada pelos espertalhões do que pelos pobres fanáticos. Mas, estou em crer, que a instituição que tem puxado pela trela a essa gente talvez seja surpreendida, bem mais cedo do que muitos julgariam, quando precisar que, por sua vez, a carreguem a ela.