27.6.04

DA IMPORTÂNCIA DE UM CARGO

Todos garantem que o cargo de presidente da Comissão Europeia é muito importante. Em si mesmo e para o país.

Tenho as mais fundadas dúvidas que essa tão propalada relevância genérica ultrapasse as fronteiras dos interesses do ocasional ocupante da função. Senão vejamos:

1. Nas últimas décadas, não me recordo de qualquer personalidade política europeia que tenha sido guindado à categoria de presidente da Comissão como reconhecimento da sua competência e respeito pelo seu brilho político.

2. O único presidente que conseguiu alcançar prestígio foi Jaqques Dellors - mas só depois de ocupar esse cargo e não antes dele. Dellors tinha sido mais um ministro francês como tantos outros sem nada de especial que o destacasse até então.

3. O presente titular dessa "prestigiada" função é Romano Prodi. Estou farto de ler em publicações espanholas, francesas, inglesas e até italianas, comentários ao seu contínuo resvalamento para a asneira, críticas sobre a sua falta de visão e energia. Prodi é um homem pequeno que nenhum cargo engrandeceu internacionalmente.

4. Antes de Prodi pontificava aí um senhor do prestigiado estado do Luxemburgo. Que teve de sair contrafeito por entre fumos de dinheiros mal parados. (então, o prestígio?)

5. Como já escrevi em posta anterior, se este cargo é tão apetecível e valorizador de homens, nações e povos, como os tiffosi da coligação governamental nos querem convencer, então porque é que tantos recusaram este presente? Porque é que políticos consagrados dos países com poder na UE o desdenharam? Porque é que Durão parece ter sido a 8ª ou 9ª escolha de entre os poucos disponíveis?