28.7.04

Estatismo entranhado

O estatismo é uma coisa tão entranhada na sociedade portuguesa que a minha pergunta anterior chega a ser ofensiva. Afinal porque é que o estado tem que ser responsável pelo combate aos incêndios?

Note-se que, em Portugal, o estado não é só responsável por apagar incêndios nas plantações a que alguns chamam florestas. O estado é responsável pelo ordenamento das florestas, por garantir os preços da madeira queimada funcionando como seguradora grátis e por financiar a replantação.

O estado só não é responsável por aquilo que lhe compete: não é responsável pela actualização dos registos de propriedade dos terrenos florestais, nem pela gestão das florestas públicas nem pela punição dos proprietários negligentes.

Sinceramente não percebo porque é que o estado deve ser responsável pelo combate aos incêndios. Os proprietários florestais são uma minoria da população e são os principais interessados por um combate sério aos incêndios. O estado já mostrou que é incompetente quer para prevenir quer para apagar incêndios, e no entanto toda a gente continua a insistir no mesmo e a pedir mais meios para um sistema ineficaz.

Existem alternativas ao sistema actual de combate aos incêndios. Os incêndios podem ser combatidos com vantagem pelas grandes empresas privadas, por associações de proprietários florestais ou pelas Câmaras Municipais. Todas estas entidades estão mais próximas do problema e têm mais incentivos e mais conhecimentos para realizarem um bom trabalho.