17.1.05

O Perigo Amarelo e o proteccionismo

1. O comércio é uma invenção magnifica que beneficia sempre as duas partes.

2. Se os chineses se esfalfam a trabalhar para nos venderem produtos quase de borla nós deviamos estar muito contentes com isso.

3. Um governo que abdica de importações baratas em detrimento de produtos nacionais caros prejudica a economia nacional e a maioria dos seus cidadãos.

4. O proteccionismo é uma violação da liberdade dos cidadãos nacionais que deixam de poder optar entre os produtos nacionais e os importados.

5. O proteccionismo é uma violação dos direitos dos cidadãos chineses que deixam de poder optar entre trabalhar por um salário numa fábrica 12 horas por dia, 7 dias por semana e 355 dias por ano e trabalhar na agricultura de subsistência 12 horas por dia, 7 dias por semana e 355 dias por ano. Com o proteccionismo, os chineses só terão esta última opção.

6. Empresas portuguesas que não consigam competir com os chineses devem fechar para que os recursos por elas utilizados sejam libertados para outras actividades mais rentáveis.

7. Os problemas de direitos humanos na China só serão resolvidos se os chineses puderem enriquecer, o que será muito mais dificil se os chineses não puderem exportar os seus produtos.

Post a propósito da Marca Amarela