9.1.05

Pinto da Costa e Bagão Félix!

O que é que ambos - conjuntamente com outros personagens como Narciso Miranda e Luís Filipe Menezes - têm em comum?

Não, não são questões de futebol; não é dessa "promiscuidade" que se fala.

Ambos integram e apoiam um Movimento Para o Encerramento do Comércio ao Domingo, promovido por essa "esclerosada" Associação dos Comerciantes do Porto (essa mesmo, a da D. Laura).

O actual executivo da Câmara Municipal do Porto propõe a liberalização - e bem! - do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. A lógica - e bem, repito! - é simples: quem quiser, abre e trabalha quando quiser e durante o tempo que quiser; nada impede que quem acha que ao Domingo não se trabalha, não o faça efectivamente. O que não deverá é impedir quem quer, de o fazer!

Ideias simples - como a abertura à concorrência e a liberdade individual/empresarial - que esta gente (a dita Associação à cabeça) recusam!

Porque não um Movimento de Consumidores que se recusasse comprar nos estabelecimentos comerciais desses senhores, durante os dias úteis, entre a 9 as 19 horas?!
Com os actuais horários e compromissos de trabalho de uma faixa cada vez maior da população (pelo menos, citadina), na prática, a adesão seria bastante grande!