5.1.05

Viroses mentais

A memética é a ciência que explica a origem e evolução das partículas elementares que constituem as ideias, os memes. Os modelos meméticos podem explicar a origem da religião (Parasite Ecology and the Evolution of Religion e Mutation, Selection, And Vertical Transmission Of Theistic Memes In Religious Canons), a consciência (Waking from the Meme Dream,
Memes, Minds and Selves, The Grand Illusion: Why consciousness only exists when you look for it e There is no stream of consciousness) e a evolução cultural (The Evolution of Culture).

A memética pode causar muitas chatices aos intelectuais, os quais podem não passar de zombies controlados por viroses mentais (Viruses of the Mind). E promete fazer pela criação de ideias aquilo que o darwinismo fez pela criação das espécies ( Some reflections on creation versus evolution of memes).

Os memeticistas mais proeminentes (por exemplo, Ricard Dawkins, Susan Blackmore) estão contaminados com um complexo memético que os leva a defender que a religião é uma virose particularmente nociva para os seus portadores e que a ciência imuniza os seus portadores contra os memes mais perigosos. Entretanto, alguns já se devem ter convertido ao budismo (Buddhism and memetics). O que eu acho engraçado é que estes senhores acreditam mesmo que conseguiram suplantar os seus memes.