5.9.05

TIQUES TERCEIRO-MUNDISTAS (american posts) 2

A indigência imaginativa da RTPI é assustadora. A imagem que dão do país, confrangedora - fados lacrimosos, entremeados com a animação pimba e aconchegados em músicas que já ninguém ouve há muitos anos. E missas...

Ontem, enquanto esperava pelo telejornal, fui agredido por aquela arma de arremesso do Rui Veloso intitulada "Maubere People", ou coisa que o valha, em que este senhor chia uma não-melodia num inglês cheio de trejeitos: maaauuubééééééériii piiiplooooo... Estou convencido que se não fosse o colapso da economia indonésia esta coisa teria sido uma força de consolidação das forças de ocupação em Timor-Leste.

A ideia dos iluminados da RTPI deve ser esta: os nossos emigrantes são um bando de estúpidos e de parolos, portanto qualquer porcaria serve: documentários com 20 anos de atraso, programas com mulheres estupidificadas inevitavelmente de lenços pretos a conduzir carros de bois, programas de culinária e fados, fados e mais fados.

A RTPI só pode ser vista para notícias e futebol (para quem goste de uma coisa ou de outra). Mas ainda está por estudar os efeitos negativos na imagem dos portugueses nas populações dos outros países onde este tipo de programação pode ser vista.

Muito curiosa, no entanto, é a dissonância entre o que se ouve noticiado em português e a versão dos mesmos factos nas TV's americanas. Por exemplo, hoje mesmo, quanto a um tiroteio em New Orleans.