10.5.06

o «enigma de mangualde»


Num colóquio sobre OVNI's a que assisti em Mangualde, nos longínquos idos dos primórdios da década de 80 (e que, envergonhadamente assumo, ajudei a organizar), uma simpática Senhora que estava na assistência saltou para o palco e anunciou que ia fazer uma revelação ao mundo, pelo menos, ao «mundo» que estava naquela sala.
A Senhora ia, à época, na casa dos trinta, e confessou que tinha contactos com extraterrestres, que lhe entravam noite fora pela janela do quarto, no primeiro andar da casa em que vivia com a senhora sua mãe. Acrescentou que se tratava de gente simpática e pacífica, e que eram todos «muito altos e loiros», fazendo grande algazarra enquanto duravam os encontros imediatos de terceiro grau, ao ponto da senhora sua mãe julgar que era «a malta na farra» (sic).
Perante uma revelação de tão gigantescas dimensões, o melhor que a audiência (mesa incluída) soube fazer foi explodir às gargalhadas, acompanhadas por aclamações generalizadas.
A Senhora desceu do palco, triste e abatida, e, presumo, passou a descrer na ciência desde esse longínquo dia.
Vem, agora, o governo trabalhista de Tony Blair dizer que, afinal, os OVNI's não existem. É isto que consta de um relatório sobre tão espantosa matéria, a que tive acesso via Galo Verde. O governo português ainda não se pronunciou, mas seria bom que o fizesse, dada a importância do tema, e nos ajudasse a perceber se estamos entregues a nós próprios (hipótese assustadora), ou se podemos contar com a ajuda de forças cósmicas para resolver os nossos problemas.
Por ora, e enquanto se mantiver a versão de Tony Blair, o «enigma de Mangualde» continuará sem solução.