Crise alastra na Airbus com rumores de demissão do presidente
O profundo mal-estar criado na Airbus e na Europa pelos novos atrasos nas entregas do A380 alastra com revelações de problemas noutros programas do construtor de aeronáutica europeu, nomeadamente o lançamento do novo longo-curso A350 e do avião militar A400M.
Miguel Portas, 8 de Abril de 2005:
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Quinta-feira, a nova coqueluche da indústria europeia, o Airbus 380, fez o seu primeiro teste de voo. Os chefes do "sim" usaram o novo mamute dos ares em benefício próprio. Mas o A380 demonstra exactamente o contrário que não há política industrial europeia sem financiamento e capacidade de endividamento públicos, e que o seu adversário é o sacrossanto princípio da "livre concorrência" que modela todo o tratado. Hoje, a Europa não teria conseguido fazer o A380. Aliás, não é por acaso que o comissário da Concorrência tentou, ainda no início deste ano, cortar as ajudas europeias ao projecto...
DN, 10 de Abril de 2005:
A inauguração, na semana passada, do Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, fruto da cooperação industrial europeia, também terá contribuído para a criação de um clima mais favorável ao conceito de construção comunitária.
DN, 19 de Janeiro de 2005:
Em clima de festa e perante 5000 convidados, o novo «Superjumbo» A380 da Airbus foi apresentado ontem, em Toulouse (França), com promessas de inaugurar uma nova era na aviação civil mundial. Os líderes europeus falaram em «triunfo da Europa», afirmando que está traçado o caminho para a afirmação de uma indústria aeronáutica europeia capaz de rivalizar com os Estados Unidos.
DN, 7 de Novembro de 2005:
O perímetro do futuro aeroporto será alargado, face ao projecto inicial. A Ota vai ter duas pistas e largura suficiente para receber o A380. A alteração foi introduzida devido às condicionantes técnicas que o novo avião da Airbus implica nas manobras de aterragem e descolagem.