10.10.06

A nova inquisição

Há duas semanas, o Parlamento Europeu resolveu alterar as condições de negociação com a Turquia, deixando de pedir àquele Estado que reconhecesse o genocídio Arménio de 1915, passando a considerar «que este reconhecimento constitui uma condição prévia à sua adesão à União Europeia».
Agora, A França vai aprovar uma lei que «transformará a negação de que os arménios sofreram um genocídio num crime punível com um ano de prisão e 45 mil euros de multa».
De que forma tal lei se distingue da famosa lei turca que pune os crimes contra a «identidade turca» pela qual tantos escritores e jornalistas tem sido acusados?

Em tempos existiu uma organização que punia quem duvidasse ou meramente expressasse em público dúvidas sobre a «verdade» enunciada pelas autoridades.
Parece que agora se pretende ressuscitar tais mecanismos de fixação da «verdade».
Até se estranha que se criminalizem apenas matérias que geralmente são objecto de estudo e análise das ciências sociais e não se estenda tal tutela às chamadas ciências exactas.

Porque não se criminaliza quem expresse dúvidas ou mesmo ignorância sobre se 2+2 serão iguais a 4? Ou até, porque não, criminalizar o desconhecimento do programa de matemática do 12º ano. Certamente muito fomentaria o sucesso escolar. A bem da nação.....