19.10.06

A Solução do Quiz

Efectivamente, o senhor que escreveu a frase «aquilo que temos contra a América é, antes de mais, a sua total ausência de cultura»(*) foi um artista plástico europeu, nascido na Áustria em 20 de Abril de 1889. Como criador, teve pouco sucesso, o que é natural, dado o completo alheamento do estado na formação de públicos. As massas nunca reconhecem a valia dos predestinados. Foi esta falta de apoios do estado que o levou a abandonar a carreira artística precocemente. Podemos ter hoje a certeza que o mundo teria ficado muito melhor, se o estado tem subsidiado este artista de modo a permitir-lhe viver da sua arte.

Em 8 de Novembro de 1923, juntamente com um grupo de amigos, tentou ocupar um espaço público, a Bürgerbräukeller, para conseguir alterar o rumo de acontecimentos imposto por um governo regional autista e que não dava ouvidos à elite intelectual a que o nosso artista pertencia. Infelizmente, não teve sorte. As forças policiais, em número desproporcionado e com grandes ameaças de violência, conseguiram desalojá-lo de madrugada e detiveram-no, ignorando por completo as reinvidicações do grupo.

Impossibilitado de viver da arte, foi obrigado a dedicar-se à política, tendo formado um partido a que chamou socialista. Teve um enorme sucesso na política. Os seus compatriotas reconheceram-lhe os méritos e elegeram-no democraticamente.

Como ex-artista, sabia melhor que ninguém que a cultura não pode ser deixada nas mãos das massas acéfalas e por isso foi um patrono dedicado das artes, subsidiando e apoiando uma elite cultural seleccionada e muito bem direccionada por quem percebia do assunto. Como muitos homens e mulheres amantes da criação, odiava os americanos, hollywoodescos colonizadores das massas mal-pensantes.

Morreu em 1945, e foi incapaz de evitar que o imperialismo cultural tomasse conta do seu amado país. Hoje, há centenas de McDonalds na Alemanha.###

Na foto, o multifacetado artista, Adolf Hitler, numa performance teatral.



(*) citado por Timothy Garton Ash em "Free World"