2.2.07

Porque o preço de combustiveis só sobe e não desce (Adenda: contraditório)

Eduardo Moura no, Jornal de Negócios:
«(...) Esta coisa de haver uma OPEP cheia de países árabes, senegais e venezuelas, tem dado muito jeito para confundir a opinião pública sobre as verdadeiras razões do aumento do preço dos combustíveis. Mas convém ver melhor o assunto.
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Em primeiro lugar, precisamos perceber que há 18 meses atrás, as refinarias, como por exemplo a Galp, estavam a comprar o litro de petróleo a cerca de 27 cêntimos de euro. A certa altura de Agosto de 2006, depois de brutais aumentos o preço do barril de crude bateu nos 78 dólares, e as refinarias estavam a comprar o litro a cerca de 37 cêntimos de euro. Agora, os contratos de compra de crude estão a ser feitos a cerca de 26 cêntimos por litro.

Assim, seria de esperar que os combustíveis baixassem para os níveis de Junho de 2005. O preço da gasolina sem chumbo 98 deveria cair de 1,325 euros por litro para cerca de 1,2 euros. Mas não é isso que se passa nem será isso que se irá passar.

A verdade é que o Estado fica com a parte de leão do preço dos combustíveis. Só em IVA, para a referida gasolina sem chumbo 98, o Estado está a receber 22,9 cêntimos por litro. Mas, além disto, em Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, o Estado ainda arrecada mais 58,9 cêntimos.

Portanto, feitas as contas para cada litro de gasolina, a OPEP arrecada 26 cêntimos, o Estado fica com 81,8 cêntimos e, finalmente, todo o processo de transporte, refinação e distribuição de gasolina fica com 24,3 cêntimos.

Agora, se olharmos para 18 meses atrás verificamos que o Estado, em IVA e ISP, arrecadava 72,3 cêntimos, a OPEP 27 cêntimos e todo o processo de transporte, refinação e distribuição ficava com 24,2 cêntimos.»

(bold meu) - Via insurgente


ADENDA: Tendo tido conhecimento da contestação a este texto, aqui fica um link para o exercício do contraditório. Obrigado ao Rui.

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