
Marlon Brando, numa interpretação inesquecível como Marco António, em "Julius Caesar" de W. Shakespeare, realizado por Joseph L. Mankiewicz (1953), em que contracenava com James Mason (Brutus), John Gielgud (Cassio) e Louis Calhern (César).
Na foto, Marco António desce as escadas do Senado carregando o corpo de César nos braços e prepara-se para fazer o discurso político mais fenomenal que nos conta a literatura universal:
"Friends, Romans, countrymem, lend me your ears..."; este é o texto em Marco António se refere aos seus inimigos e assassinos de César como "honourable man" antes de transformar o comodismo abúlico dos romanos em fúria contra os conspiradores: "Kind souls, what, weep you when but behold our Ceasar's vesture wounded? Look you here, here is himself, marr'd, as you see, with traitors" .
Suponho que ontem à noite, na reunião do partido do poder, ninguém teria visto o filme ou conheceria a peça. Infelizmente, não houve candidatos a Marco António. E consta que o suposto César assistiu pacatamente...