2.7.04

AND BRUTUS IS AN HONOURABLE MAN


Marlon Brando, numa interpretação inesquecível como Marco António, em "Julius Caesar" de W. Shakespeare, realizado por Joseph L. Mankiewicz (1953), em que contracenava com James Mason (Brutus), John Gielgud (Cassio) e Louis Calhern (César).

Na foto, Marco António desce as escadas do Senado carregando o corpo de César nos braços e prepara-se para fazer o discurso político mais fenomenal que nos conta a literatura universal:
"Friends, Romans, countrymem, lend me your ears..."; este é o texto em Marco António se refere aos seus inimigos e assassinos de César como "honourable man" antes de transformar o comodismo abúlico dos romanos em fúria contra os conspiradores: "Kind souls, what, weep you when but behold our Ceasar's vesture wounded? Look you here, here is himself, marr'd, as you see, with traitors" .

Suponho que ontem à noite, na reunião do partido do poder, ninguém teria visto o filme ou conheceria a peça. Infelizmente, não houve candidatos a Marco António. E consta que o suposto César assistiu pacatamente...