13.7.04

Notas sobre os posts do dia e não só

1. Não matem uma boa ideia. A passagem de serviços públicos para fora de Lisboa é uma boa ideia. Não serve para modernizar a máquina administrativa nem para aproximar as pessoas dos governantes. Serve essencialmente para distribuir melhor os fundos públicos e o emprego qualificado pelo território nacional. Não é necessário transferir ministérios nem secretarias de estado. O que nem é muito viável. Mas existem muitos serviços de back office que tanto podem estar em Lisboa como em Bragança.

2. Os liberais devem temer uma máquina administrativa eficiente.

3. Santana Lopes não deve ser substimado. Santana Lopes pode não ser a projecção dos nossos preconceitos.

4. Se a abstenção é sinal de crise na democracia, porque é que ela é maior agora que no tempo do Conselho da Revolução? E porque é que ela é maior agora quando o analfabetismo é menor?

5. Quem é a Ann Coulter?

6. É verdade que há poucos liberais em Portugal. Mas também há poucos filósofos. Não sei se o liberalismo é mesmo pouco atractivo no mercado nacional das filosofias políticas.

Segundo a Wikipédia:

Political philosophy is the study of the fundamental questions about the state, government, politics, property, law and the enforcement of a legal code by authority: what they are, why they are needed, what makes a government legitimate, what rights and freedoms it should protect and why, what form it should take and why, what the law is, and what duties citizens owe to a legitimate government, if any, and when it may be legitimately overthrown - if ever.


Que outras filosofias concorrem no mercado nacional de filosofias políticas?

7. Começo a descobrir o que é o populismo ... e por enquanto não desgosto. Muitos dos que acusam Santana Lopes de populismo, criticam-no porque Santana não estuda, não governa o país, não planeia, em suma, não nos planifica a vida, não nos ordena a sociedade, não nos diz como devemos viver. Alguma vantagem o populismo haveria de ter. Mas eu suspeito que tem muitas mais.

8. O Cruzes Canhoto não aprendeu nada.

9. Eu dantes pensava que populismo era isto. Estava enganado. Populismo é quando, para ganhar votos, a direita faz o mesmo que a esquerda sempre fez.