Esta coisa do populismo é fascinante. Tento, pedagogicamente, explicar o que é e vem logo alguém dizer que sou contra a democracia. Afinal, diz um dos leitores (que assina "prata"), se todos são ignorantes e emocionalmente fracos, deviamos acabar com a democracia e deixar os iluminados governar. Já não é o primeiro leitor que acusa os participantes neste Blog de serem antidemocratas. O que só se explica por um profundo desconhecimento do que é isso do liberalismo.
Os liberais sempre defenderam a democracia, mas nunca a defenderam por as pessoas serem inteligentes e sensatas. Aqueles que defendem que o poder deve ser confiado ao povo porque o povo é sensato, terão que defender a ditadura no dia em que se provar que o povo afinal é insensato.
O liberais defendem que cada individuo deve ter o direito de se governar a si próprio e a democracia liberal (que é um bocadinho diferente do conceito de democracia popularizado por aí) é a melhor forma de garantir que cada um participa na governação dos seus próprios assuntos. O argumento é válido quer as pessoas sejam ou não inteligentes. Mesmo que se prove que as pessoas são totalmente incapazes de se governarem, os liberais continuaão a defender o direito ao auto-governo e a democracia liberal.