Pronto, vamos lá admitir que houve um golo não validado ao Benfica (não me pareceu, apesar de tudo.... e só acho estranho que não tenha ainda aparecido em nenhuma televisão, designadamente, na SIC e/ou na Sport TV, um conjunto de imagens virtuais e/ou especialistas que, através de enigmáticos pontos de referência, nos demonstrem o que quiserem, ou seja, se a bola entrou totalmente, se não entrou, etc., etc....).
De todo o modo - recorde-se! - seria sempre um golo atípico, resultante de um monumental erro "à Ricardo", do V. Baía! Um golo quase oferecido (o remate, apesar de tudo, não foi mau de todo).
Ora, mesmo que por hipótese académica e, sobretudo, para acalmar os egos iludidos dos Benfiquistas mais desgostos e, simultaneamente, mais auto-insuflados (como o do José Nuno Martins que, na edição de ontem, do Público, achava que a população Benfiquista seria já de de 7 milhoões!!!), tivesse havido um golo "ignorado" do Benfica, duvido que, com um mínimo de lucidez, alguém possa dizer o que diz o Diário Digital, com um título infeliz porque faccioso, ao nível de uma verdadeira "página" de couve - coisa que, sinceramente, não acho que o dito DD seja! Ver, aqui em baixo, post de CAA ("O que é mau é para ser evitado").
Note-se, o título, assim como a respectiva reportagem, são maus, não tanto por a jornalista ter escrito uma crónica má, sensaborona e inverdadeira, mas, sobretudo, por tentar fazer de uma mera opinião subjectiva (parcial e, sobretudo, emotiva), uma "verdade oficial", uma verdade factual e objectiva. Ainda por cima, enganando-se nas contas!!
É legítimo que um órgão de comunicação social diga o que quiser, disparates, incluídos; é legítimo que um jornalista ou quem quer que seja possa defender as suas opiniões, emoções e convicções pessoais, as suas visões do mundo, sobretudo, quando assumidas e esclarecidas...até para que nenhum leitor mais incauto se engane; não me parece, no entanto, correcto, tentar fazê-lo, dando a sugestão (fingimento) de relato de factos, de imparcialidade, de notícia objectivamente demonstrada!. Neste ultimo caso - como é, no caso particular, o próprio caso do DD - já estamos no domínio da imposição de perspectivas e visões subjectivas, sob a capa intelectualmente desonesta de relato de factos: já estamos na fronteira fugidia do tentar "vender a banha da cobra"!
E, a propósito, para quem ainda não saiba, nem tenha percebido, sou adepto e sócio do F.C.Porto! Assim, já estamos entendidos e já disse ao que vinha. Mas, precisamente por isso, vou evitar extrair juízos de valor da palhaçada que, antes e depois do jogo, tive oportunidade de assistir. Também vou evitar, por agora, comentários ao jogo propriamente dito (durante o qual, apesar de tudo, fiquei surpreendido com o bom futebol, sobretudo, na 1ª parte, do F.C.Porto e confirmei uma suspeita que, pessoalmente, já tinha: o treinador arrisca pouco, é temeroso!).
Vamos a algumas notas - julgo eu, facilmente comprováveis:
1. As críticas desbragadas à arbitragem de Olegário Benquerença, feitas pela dupla Vieira/Veiga, o ar atabalhoado e desconexo com que se queixavam de terem sido prejudicados no seu próprio estádio (de facto, não seria muito habitual, se fosse verdade!), as ameaças e qualificativos que vociferaram sobre a arbitragem e o seu "estado" (da dita arbitragem), são totalmente contraditórios com as declarações um pouco a "martelo" que o mesmo Sr. Veiga, há cerca de duas semanas atrás, formulou, precisamente sobre algumas queixas (muitíssimo mais comedidas e discretas) emitidas, ao de leve, por Pinto da Costa, sobre as ditas (arbitragens) dos 3 primeiros jogos do F.C.Porto!
Nessa altura, o Sr. Veiga veio a terreiro (sem ninguém o ter citado ou, sequer, aludido ao Benfica!), tentando, ao criticar Pinto da Costa, ganhar protagonismo. Relembre-se que o Sr. Veiga rejeitou veementemente pressões sobre a arbitragem, dizendo mesmo que as críticas de Pinto das Costa seriam o sinal de que o 1º lugar do Benfica na SuperLiga, «já começava a incomodar muita gente»!??
Enfim, pelo que se viu ontém, talvez comece por incomodar os próprios dirigentes do Benfica!!.. A coerência da dupla Vieira/Veiga é, de facto, coisa que não existe!!
2. As acusações/insinuações (?!) sobre a vida particular de Pinto da Costa, o estilo utilizado pelo Sr. Vieira, em resposta ao uso da palavra por parte do Presidente do F.C.Porto, o envolver terceiras (mulher, namorada, filha Joana, etc., etc.), deram-nos uma ilustração (diria, saída de "revista brejeira") da pose pessoal, do estilo e da falta de argumentos futebolísticos - normalmente apelidados de "peixeirada" saloia - das personagens em causa (da dupla Vieira/Veiga)!!
Foi patético, sobretudo, vindo não de dirigentes de um qualquer clube dos "regionais" (sem desprimor para estes), mas do Benfica!!
Ainda por cima, inconsequentes, a não ser no que diga respeito á tentativa de insulto barato!
Como se toda a gente minimamente conhecedora já não soubesse ou não tivesse ouvido falar das vicissitudes da vida privada (reprovando-a, aplaudindo-a, reservando-lhe a mais perfeita indiferença, etc., etc.) de Pinto da Costa e de mais alguns dos seus amigos íntimos!!?? Há anos que se fala disso...e o F.C.Porto ganha, joga futebol, vence a Taça UEFA, é Campeão Europeu....
É isto que, na boa tradição dos dirigentes benfiquistas e de uma certa maneira de ver o futebol pela "nação" benfiquista, define alguns dos principais equívocos das gestões do "clube das águias", nos últimos anos: discutem tudo, arranjam justificações para tudo, auto desresponsabilizam-se de tudo o que de errado se faz, inventam-se "moinhos de vento" para glorificar não se sabe bem o quê, procuram-se culpados e inimigos (era o estilo Vale e Azevedo que foi Presidente porque os Benfiquistas votaram nele!) e esquecem-se do essencial: jogar bem e ganhar jogos de futebol!
Numa palavra, muito mediatismo, muito sebastianismo, muitos "milhõooooes", o maior estádio, a "maior marca".... a maior estupidez e ineficiência, também!!!
3. A "crítica política" ao próprio Ministro da Administração Interna e o insulto gratuito ao Secretário de Estado do Desporto ou resultam de uma visão absolutamente surreal e irresponsável do que poderia ter acontecido (a questão da segurança em torno do futebol e dos adeptos, é mesmo problemática) ou então, de uma ilusão de que estão "acima de tudo e de todos"!
Foi simplesmente único, anedótico e demonstrativo do que é a soberba da dupla em causa (Vieira/Veiga)!!! Um bom exemplo de mau benfiquismo que, acho eu..., deve envergonhar muitos benfiquistas!(ou será que é só alguns, poucos?)
4. Como alguém já disse no rescaldo do jogo e da actuação da dupla Vieira/Veiga (alguém que até é comentador de uma estação televisiva e também Benfiquista), o Porto ganhou em toda a linha! No resultado, no futebol jogado, nos adeptos que "infiltrou" no estádio (cerca de 4000, quando a ideia da dupla Vieira/Veiga era deixar entrar apenas cerca de 1000!) e, sobretudo, ganhou também Pinto da Costa que, de santo não terá muita coisa, mas, por comparação com a dita dupla, mostrou que de pose, competência e dignidade institucional terá muito, muito mais....como se espera de quem é, também, campeão europeu!
A aguardar cenas dos próximos capítulos...