14.10.04

REVELADOR

No editorial do Público Local-Porto, Manuel Carvalho surpreende ao defender Rui Rio e atacar a oposição socialista e comunista na Câmara do Porto a propósito do chumbo das SRU's.

Se considerarmos que o articulista em questão é um dos mais acérrimos inimigos do actual executivo portuense, notabilizando-se por desfazer Rui Rio por tudo e por nada desde o primeiro momento em que este se tornou presidente de câmara, este editorial dá que pensar.

Já me telefonaram a dizer: "o Público já virou" (note-se, o Local-Porto).
Penso que não é o caso.

Manuel Carvalho está a ser coerente. Não com os seus hiperbólicos posicionamentos anti-RRio dos últimos 3 anos, mas com os seus fundamentos ideológicos.
As SRU's são a mais aguda manifestação da autoridade interventiva do Estado que o nosso ordenamento jurídico conhece actualmente. Quem crê num modelo de sociedade planificado por um Estado forte que sujeita os cidadãos com os seus poderes ablativos, tem todas as razões para julgar esse instrumento idóneo e vantajoso.

Quem prefere que a sociedade possua equilíbrios naturais sem intervenções coactivas de fora para dentro, entende que as SRU's são um meio perigosíssimo de esbulhar os cidadãos e do Estado se apossar dos seus direitos. Sempre com um permanente fim piedoso e com resultados historicamente miseráveis. E não há fins que desculpem os meios.

Manuel Carvalho é a favor e eu sou contra, exactamente pelas mesmas razões.