1.º Licenciatura em Matemática
Os professores primários (primeiro ciclo do ensino básico) das escolas públicas terão de demonstrar terem tido um «percurso positivo» a matemática no ensino secundário e os do 2.º e 3.º ciclos (5.º ao 9.º ano) terão de possuir formação específica na área de matemática (isto incluirá apenas a licenciatura em matemática ou, como vem sendo hábito, em qualquer área vagamente ligada à dita?). Além disso, os professores primários terão obrigatoriamente «formação contínua» em matemática. Presume-se que os formadores tenham, eles próprios, «formação adequada». (link)
Estas mudanças (que me parecem salutares) resultam dos maus resultados obtidos pelos alunos portugueses no ranking PISA da OCDE, demonstrando que não há nada melhor do que um certo "embaraço" (no caso) internacional para fazer avançar as reformas.
2.º Tradutores de finlandês-português (ou, vá lá, de finlandês-inglês).
Os finlandeses ocupam o primeiro lugar em todos os rankings do PISA. Há que perceber o modelo.