30.4.05

Cronologia do empobrecimento

1945 - Agricultores suecos queixam-se dos baixos preços dos produtos agrícolas portuguesas e acusam Portugal de dumping social.

1965 - Empresários suecos queixam-se do dumping social português e do trabalho infantil em Portugal e pedem medidas proteccionistas contra os têxteis portugueses.

1995 - Sindicatos alemães queixam-se do dumpingo social português e pedem medidas contra a indústria automóvel sedeada em Portugal.

2005 - Políticos portugueses pedem medidas proteccionistas contra os têxteis chineses e acusam os chineses de dumping social e do uso de trabalho infantil.

2015 - Políticos portugueses pedem medidas proteccionistas contra a indústria automóvel chinesa e acusam os chineses de dumping social.

2025 - Presidente dos Estados Unidos da Europa implementa medidas proteccionistas contra a nanotecnologia chinesa, acusa os chineses de imperialismo cultural e científico.

2035 - Empresários chineses queixam-se do dumping social português e do trabalho infantil em Portugal e pedem medidas proteccionistas contra os têxteis portugueses.

2045 - Agricultores chineses queixam-se dos baixos preços dos produtos agrícolas portuguesas e acusam Portugal de dumping social e de utilização de trabalho infantil na agricultura.

2048 - Imigrante portuguesa inicia actividade como mulher a dias em Xangai.

2050 - Imigrante português abre restaurante em Hefei, uma cidade de um milhão de habitantes algures na China. Especialidade da casa: Bacalhau à Hefei.

2053 - Comerciantes chineses da cidade de Yiyang acusam imigrantes portugueses de concorrência desleal por fuga ao fisco.

2055 - Nacionalista chinês culpa os imigrantes europeus pelo desemprego na China.