15.2.06

Liberdade de Imprensa

PJ efectua buscas no "24 Horas" por causa do "envelope 9"

Casa do jornalista Jorge Van Kriken também foi alvo de buscas

Um juiz de instrução, um procurador do Departamento de Investigação e Acção Penal e investigadores da Polícia Judiciária entraram hoje de manhã na redacção do jornal, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde dedicaram particular atenção ao computador de um dos jornalistas autores das referidas.


O caso do "envelope 9" levantou questões sérias sobre a forma como se faz investigação em Portugal. A publicação da notícia pelo "24 Horas" foi muito pertinente. Quando a notícia chegou ao "24 Horas", o segredo de justiça já tinha sido violado, sendo parte da responsabilidade atribuível a quem, do lado da investigação ou dos tribunais, devia ter procedido à eliminação de documentos não essenciais. Mas quem é que é alvo de buscas? O jornal que revelou o caso e que tem uma reputação a manter perante as suas potenciais fontes. Se isto não é uma retaliação, parece ...

PS - Existem umas pen drives muito boas onde se pode meter muita informação encriptada e mesmo alguns programas para aceder à internet de forma confidencial. São baratas, portáteis e podem ser escondidas em qualquer lugar.