1.2.06

O mercado das ideias

O mercado das ideias é um mercado como outro qualquer em relação ao qual se deve ter em conta que:

1. É um mercado relativamente competitivo. Quem acabou de chegar não pode estar à espera de facilidades. A concorrência é feroz.

2. O cliente tem sempre razão. Não se pode ter a ilusão de que o vendedor conseguirá vender aquilo que o cliente não quer comprar.

3. Não existem critérios absolutos de valor. O valor de cada ideia é estabelecido de forma descentralizada por cada cliente. E não esquecer: o cliente tem sempre razão. Uma ideia para ser bem sucedida não precisa de ser consistente ou verdadeira. Esses factores podem até jogar contra uma ideia (não sei se sabem, mas ninguém gosta de fundamentalismo, a verdade é relativa, etc etc).

4. Existem muito boas razões para que as pessoas prefiram as ideias falsas e/ou inconsistentes às verdadeiras e consistente. Para começar, as pessoas não estão nada interessadas em ideias que estejam em conflito com os seus interesses.

5. As ideias que maximizam o sucesso de uma sociedade como um todo (ou a justiça, ou a liberdade) não são as mesmas que maximizam os interesses de cada indivíduo. E as ideias que maximizam o interesse do indivíduo X não são as mesmas que maximizam o interesse do indivíduo Y.

6. Há situações em que os agentes do mercado têm um incentivo à ignorância.

7. Existem oportunidades a explorar no mercado de ideias. Mas como em qualquer mercado, essas oportunidades têm que ser descobertas pelos empreendedores. A ideia de que a ideia X pode ser bem sucedida é apenas uma conjectura empresarial que poderá ou não ser validada pelo mercado. Os liberais devem ver-se a si próprios como empresários à procura de uma oportunidade. Mas, como facilmente se compreende, num mercado competitivo, a descoberta de oportunidades é uma actividade de risco com impacto marginal no sistema como um todo.

8. As ideias liberais são soluções imparciais para os conflitos humanos. Servem para resolver conflitos. A sua necessidade só é percepcionada pelo mercado quando as partes em conflito compreendem que todos têm a ganhar com uma solução imparcial. Mas só o farão quando estiverem esgotadas todas as outras alternativas. O triunfo das ideias liberais, a acontecer, resultará de um processo social e nunca do voluntarismo dos liberais.