6.10.06

O Plano de Desertificação da Baixa

escreveu a fernanda sobre o que a helena escrevera sobre o plano de desertificação da baixa:

«não sei se a helena sabe, mas na zona da baixa chiado há:
o parque de estacionamento da praça da figueira;
o parque de estacionamento do martim moniz;
o parque de estascionamento da praça do município;
o parque de estacionamento do camões;
o parque de estacionamento da calçada do combro;
o parque de estacionamento do largo do carmo;
e, ainda, o parque de estacionamento dos restauradores.»


não sei se a fernanda sabe... mas em barcelona, só nos parques situados em redor da praça da catalunha, há mais lugares que nesses aí em cima todos juntos (como é que pensa que grande parte das gentes que dão animação à rambla chegam atá lá?)

barcelona é uma das cidades europeias onde melhor se circula, melhor se anda a pé e onde há mais ruas pedonais. vive gente no centro, há lojas, mercados e escolas. agora, veja lá este mapa de barcelona:###



pois é fernanda. uma lista destes pês faria o maior post de sempre da já longa e gloriosa história do facil blog. veja na parte da cidade velha. são quase 50.

em madrid, quem vive na plaza mayor e nas ruas circundantes pedonais - sim, vivem pessoas na plaza mayor - não deixam o carro nos restauradores lá do sítio. deixam o carro na plaza mayor - por baixo do piso medieval da própria plaza. o ippar lá do sítio sabe que não há melhor maneira para preservar edifícios históricos do que dar-lhes uso.



sim, pode ir-se jantar ao sobriño de botin e deixar o carro a 50 metros, enterrado. e por cá, quer mesmo ir jantar ao príncipe real? tudo bem, pode deixar o pópó em cima do passeio.

em agosto passei pela terra dos crêpes, rennes. 205.000 habitantes, centro vivo, habitado e em grande parte pedonalizado. cidade universitária. no centro historico de rennes há mais oferta de estacionamento enterrado que em lisboa inteira - 5700 lugares, o que deve ser mais ou menos equivalente a 15 parques do chiado. e estamos a falar de uma área que deve ser 1/5 da área da nossa baixa.

também estive em rouen. 106.000 habitantes. vivem pessoas no centro de rouen. há mercados, escolas, lojas e gente. são só 9200 lugares enterrados no centro, 4 vezes a oferta de toda a baixa de lisboa.

bruges, belgica. 115.000 habitantes, centro histórico 100% pedonalizado. vivem pessoas em bruges, no centro. 4000 lugares públicos enterrados, dos quais 1500 lugares no rossio lá da terra, no zentrum park. o triplo dos restauradores.

até badajoz vai construir um novo parque de 950 lugares no centro - para aí 3 chiados. vistas curtas, estes espanhóis. depois da construção deste parque, até badajoz vai ter mais lugares enterrados que toda a baixa de lisboa.

mas lisboa quer ser diferente. lisboa quer ter um centro vivo, habitação com classe média, comercio florescente, gente de dia e de noite, casas de espectaculos... e espera que esta vida seja feita de navette. será um bom enterro para o moribundo.

nao ha outra maneira para tirar carros da rua senão enterra-los. se os mandar embora, as pessoas vão atrás. falta um post a falar de roma. virá mais tarde.