12.10.06

A religião ambientalista

1-Para os ambientalistas o mundo está dividido entre os bons, pessoas como eles próprios que querem salvar o planeta, e os maus, o Bush e as companhias petrolíferas que querem destruir o planeta.

2- O ambientalismo é ensinado na escola como a catequese, sem nenhum espírito crítico e com historinhas que não devem ser postas em causa.

3- O ambientalismo é ensinado nas escolas como uma doutrina, muito antes de as vítimas estarem em condições de perceber os aspectos técnicos daquilo que lhes é ensinado.
###
4- Os ambientalistas, tal como os os fanáticos religiosos, reagem irracionalmente às heresias.

5- Os ambientalistas querem que a humanidade seja punida pelos seus pecados.

6- Os ambientalistas defendem que cada um deve seguir uma vida regrada e abstinente.

7- Os ambientalistas têm causas simbólicas desfasadas da realidade.

8- Os ambientalistas fazem peregrinações aos seus locais sagrados.

9- A hipocrisia faz parte da vida dos ambientalistas. Eles não vivem a vida regrada e abstinente que preconizam para os outros. Na verdade, quanto maior a pegada ecológica individual maior a probabilidade de uma dada pessoa ser ambientalista.

10- Os pecados da religião ambientalista podem ser compensados com sacrifícios. Por exemplo, um famoso ambientalista que escreva um livro em papel não reciclado pode ser perdoado dos seus pecados se plantar árvores.

11- O ambientalismo tem a sua dose de crenças irracionais. Por exemplo, acreditam que a reciclagem é sempre boa para o ambiente ou que a Amazónia é o pulmão do planeta.

12- Determinadas formas de ambientalismo são indistinguíveis do panteísmo.

13- Os ambientalistas têm a sua própria versão do Paraíso Perdido, o que explica a mitificação da vida rural do passado que nenhum deles conheceu realmente.

14- O ambientalismo influencia as práticas alimentares dos seus seguidores mais radicais (vegetarianismo, veganismo).