12.10.06

Existe o Nobel da 'boa imprensa'?

Caso se crie esse Nobel eu proponho já esta notícia da edição de ontem do PÚBLICO

«Portugal poderá vir a ter um modelo único de factura da água, a ser utilizado em todo o país. Uma proposta neste sentido está a ser finalizada pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) e deverá ser entregue em breve ao Ministério do Ambiente.

A ser aprovada a ideia, a nova factura seria mais simples. "Queremos que a factura tenha uma leitura fácil", disse ontem Rui Ferreira dos Santos, vogal do conselho directivo do IRAR, durante a apresentação do relatório sobre a qualidade da água em Portugal em 2005.

Uma das facetas da nova factura será a inclusão de informações sobre a qualidade da água fornecida aos cidadãos. O documento não teria os dados em si - dada a grande quantidade de parâmetros das análises -, mas sim a indicação de onde podem ser encontrados. (...) As entidades gestoras são obrigadas a publicar trimestralmente os dados da qualidade da água, em editais ou em anúncios na imprensa regional. "Uns não divulgam, outros não divulgam de acordo com a legislação", afirma Dulce Pássaro, também vogal do IRAR.»


Logo a importantissima notícia da nova factura da água, tão importante que teve chamada de capa, resume-se a que o dito documento será igual em todo o país. Com o mesmo tipo de paginação, letra, formato... Enfim uma mudança importantissíma que deverá interessar não aos consumidores mas sim a quem arquiva as facturas e assim deixará de se confrontar com a diversidade das ditas facturas.

Quanto à « leitura fácil» da dita factura agradece-se o esforço mas não creio que estas alguma vez tenham ficado por pagar pelo facto de não as sabermos ler.

Curiosamente uma das novidades mais esperadas - a inclusão de informação sobre a qualidade da água - não está incluída neste magnífico documento. A explicação para tal decisão é deliciosa:
«Uma das facetas da nova factura será a inclusão de informações sobre a qualidade da água fornecida aos cidadãos. O documento não teria os dados em si - dada a grande quantidade de parâmetros das análises -, mas sim a indicação de onde podem ser encontrados»
Em que ficamos: a factura inclui ou não informação sobre a qualidade da água? Curiosamente apesar de se começar por dizer que sim acaba a dizer-se que não. O que a factura vai ter é indicação «de onde podem ser encontrados» os ditos parâmetros de qualidade da água. Ou seja provavelmente um site na internet a juntar-se aos pretéritos editais e anúncios

Enfim nem vale a pena comentar esta arrazoado de tolices e alguma má fé.
O que vale a pena é exigirmos a inclusão dos parâmetros de qualidade da água na respectiva factura. Redigidos de forma simples de modo a que o cidadão saiba a qualidade do que está a pagar e consumir. Quanto ao magnífico documento, nova maravilha fatal da nossa idade, podem mandar emoldurá-lo