4.10.06

Transações comerciais atípicas


votar em troca de uma promessa não é uma transação comercial
(Daniel Oliveira)
1. Nenhuma senhora que trabalhe num bar de alterne dirá que se está a vender. E os cavalheiros que as frequentam terão alguma relutância em reconhecer que lhes estão a comprar favores. E no entanto as bebidas são mais caras que as bebidas noutros bares e as senhoras ganham mais que outras empregadas de mesa. Um verdadeiro mistério.
###
2. O jornalista que coloca durante anos notícias favoráveis a um determinado político e o político que, uma vez no poder, coloca o jornalista num lugar público bem pago jurarão que não participam numa transação comercial.

3. Algumas senhoras dizem-se "acompanhantes", profissão que em determinados momentos se poderia confundir com a mais velha profissão do mundo. No entanto, o procedimento está de tal forma ritualizado que nenhuma das partes admitiria que na realidade estamos mesmo a falar da mesma profissão. Os preços praticados é que estão bem acima dos preços de mercado para um serviço de acompanhante.

4. A justiça não é um negócio. Qualquer Bastonário da Ordem dos Advogados o poderá confirmar entre uma reunião do seu mega-escritório e outra para negociar mais umas benesses para os seus com o Ministro da Justiça.

5. As igrejas não prestam serviços, dão apoio espiritual. E os crentes também não pagam pelos serviços, dão esmolas.

6. Determinados instituições dedicam-se obras de caridade, ajudar os pobres e os doentes. Doentes? Bem, doentes -> SIDA, SIDA-> ABRAÇO, ABRAÇO -> Margarida Martins, Margarida Martins -> Salário, Salário -> ?. Bem, o melhor é não falar em dinheiro.

7. Os Sindicatos dos Médicos e dos Enfermeiros dizem lutar pela saúde, os dos professores pela educação, os dos juizes pela justiça. Só que depois descobre-se que o que eles querem é melhores salários, melhores horários, menos trabalho, melhores carreiras. Em troca de paz social.

8. Os raptores, por seu lado trocam a promessa de não matar o raptado por dinheiro. Nem sempre cumprem.

9. Os terroristas islâmicos trocam paz pela conversão do Papa.

10. Os líderes das seitas religiosas costumam trocar consolo espiritual por sexo.

11. De acordo com a Forbes, Fidel Castro é um dos governantes mais ricos do mundo.

12. Nos anos 80, cerca de 1 milhão de sociéticos faziam parte da Nomenklatura, a classe de dirigentes com privilégios especiais. Todos comunistas convictos.

13. Como se sabe, a saúde não é um negócio. Os médicos trabalham de borla.