20.12.06

De meter nojo!

O trânsito estava insuportável e ainda nem sequer tinha chegado a hora de ponta. Filas intermináveis, buzinadelas nervosas, gestos irados dos condutores - enfim, um pouco a (a)normalidade que perfaz o chamado "espírito natalício" do nosso tempo. Desesperado procurava a melhor maneira de escapar à congestionada fatalidade desta época infernal. Mesmo assim, a intensidade do trânsito parecia-me excessiva. Quando, finalmente, consegui chegar à rotunda "dos produtos estrela", agora oficialmente baptizada de "AEP", percebi a causa imediata daquele reboliço - a nossa inestimável força de autoridade não encontrou melhor local e momento para fazer uma "Operação stop" do que uma rotunda especialmente açoitada pelo trânsito mesmo ao lado de um hipermercado e do maior centro comercial a norte de Lisboa e, claro, a escassos dias do Natal. Brilhante!
Aquelas cabeças especialmente privilegiadas que tanto porfiam pela segurança de todos nós devem ter imaginado que a esmagadora maioria dos meliantes se iria concentrar nas imediações dos centros comerciais para aí conspirar concertada e "nataciliamente" os seus crimes.
Entretanto, as pessoas normais, que não são polícias nem ladrões, têm de aturar os incompetentes desmandos (estou mesmo a ver o sobrolho franzido e a bigodaça a transbordar de poderes públicos de um GNR que ordenava paragem a uma senhora aparentemente desalentada num monovolume carregado de crianças e de presentes) de uma autoridade cujo único propósito parece ser incomodar inconsequentemente tudo e todos e que nunca percebeu que enquanto actuar assim só merece o desprezo dos cidadãos.