26.4.07

O Túnel

Abriu ontem o túnel do Marquês. Em directo, os telejornais mostraram as filas, os curiosos, as buzinadelas, os “homens da luta” e o Barbas.

Vimos a perseguição de dezenas de jornalistas a Carmona Rodrigues, aos gritos “senhor presidente, o túnel é seguro?”. As notícias de hoje relevam o que de mais importante se passou ontem.

Muitas críticas de ‘a’, de ‘b’ e de ‘c’. Manuel João Ramos avisou que vão morrer pessoas no túnel. Mais tarde ou mais cedo, terá razão estatística e poderá então recordar os avisos de ontem. Meio mundo exigiu normas, procedimentos e cuidados vários que nunca se lembraram de exigir em nenhuma outra situação. Alguns bombeiros que queriam dar pareceres e não deram. O esbanjador de recursos públicos e especialista em túneis José Sá Fernandes recomendou que os condutores não passassem dos 30Km/h. Compreende-se o aviso do vereador. A 35Km/h, o túnel já pode ser mortal. A 40Km/h ninguém sai de lá vivo.

O que não vi foi qualquer interesse jornalístico com os milhares de pessoas que, todos os dias, passavam tempos infindos em filas para entrar e sair de Lisboa ou, simplesmente, para descer das Amoreiras ao Marquês de Pombal. Em Portugal, o tempo nunca é valorizado.