A propósito dos comentário do PMF a este post.
1. A Terra é, para todos os efeitos práticos, uma economia fechada.
2. Não há comércio interplanetário nem investimento extraterrestre.
3. Pelo que teremos todos que viver com o que temos.
4. O capital e o trabalho disponíveis a cada momento é finito. (chamemos capital a tudo o que pode ser usado para criar riqueza excepto o trabalho. Estou aqui a incluir recursos naturais e o conhecimento acumulado pelas pessoas e pelas instituíções).
5. Nenhum governo pode injectar recursos na economia mundial para estimular a oferta ou o consumo ou o que quer que seja porque todos os recursos disponíveis já estão na economia mundial.
6. A riqueza per capita produzida a cada momento dependerá essencialmente do capital disponível.
7. Não é possível produzir mais riqueza per capita com o mesmo capital (um dia de trabalho é finito e o ócio vale para muitas pessoas mais que a riqueza material).
8. Logo, se toda a riqueza produzida for consumida, não há crescimento porque o capital disponível não pode aumentar/melhorar.
9. O capital disponível só pode aumentar/melhorar se parte do capital existente for usado para produzir mais capital ou para melhorar o capital existente.
10. Ou seja, só há crescimento se parte da riqueza produzida não for consumida mas poupada e acumulada sob a forma de mais/melhor capital.
11. Logo, se um hipotético governo mundial conseguir estimular o consumo, o resultado é menos poupança e menos crescimento.
12. Para estimular o consumo, o governo mundial tem que tirar de um lado para dar do outro. O governo mundial não pode pedir dinheiro emprestado ao FMI Interplanetário nem pode contar com o investimento extraterrestre. Todos os recursos existentes estão na economia que se pretende estimular.
13. Ou seja, o governo mundial só poderá incentivar o consumo se desviar recursos do investimento. Para incentivar uma coisa tem que desincentivar a outra.
14. Note-se que só pode haver investimento se parte do consumo for retardado.
(continua um destes dias)