17.7.04

PALHAÇADAS (2)

Não se pode acusar o novo governo de ser liberal.
Nem sequer perto disso.
 
Basta reparar que a coligação PSD/PP entende que o Estado deve ocupar, regular, intervir ou tem alguma coisa a haver com 31 diferentes e distintas matérias e áreas de actuação. 31 em apenas 16 ministérios. Os outros 3 ministros são comissários políticos, não contam.
 
E ainda vai ser preciso aguardar pela lista de Secretários de Estado para ver em que outros ?assuntos? o PSD/PP entende dever o Estado interferir.
 
Áreas de intervenção do Estado de acordo com a vontade política do actual PSD/PP: Actividades Económicas, Trabalho, Defesa, Assuntos do Mar;  Finanças, Administração Pública; Negócios Estrangeiros, Comunidades Portuguesas, Administração Interna, Cidades, Administração Local, Habitação, Desenvolvimento Regional, Justiça, Agricultura, Pescas, Florestas,  Educação, Ciência, Ensino Superior, Saúde, Segurança Social, da Família, Criança, Obras Públicas, Transportes, Comunicações,  Cultura, Ambiente, Ordenamento do Território e Turismo.
 
Mais nada?
Noto que não existe um para a Comunicação Social (bidereccional). Será falha? Será esquecimento? Ou será que tal diz respeito a todos?
 
O mais extraordinário ministério é o do Negrão: Segurança Social, Família e Criança. Portanto, estamos a falar de crianças fora do âmbito familiar e de famílias sem crianças. Já agora, serão todos dependentes da segurança social?
 
E os "Assuntos do Mar", que nada tendo a haver com pescas,  ambiente,  ciência, actividades económicas, turismo ou Defesa, nem com... tem a haver com quê?
 
Depois repare-se no magnifico planeamento: há um ministério para o Ordenamento do Território e outro para o Desenvolvimento Regional! Ambos distintos de um terceiro que é o da Administração Pública. E dá-se ainda particular atenção às Cidades e à Administração Local. Um só ministério não chegaria?