19.7.04

Re: Liberalismo e Direita

O Cartas de Londres tem dois posts sobre Liberalismo e Direita (aqui e aqui) que merecem alguns comentários.

1- O cepticismo em relação ao Estado é característica de todos os (genuínos) liberais e não apenas de hipotéticos "extremistas".

2- O termo "neo-liberalismo" é empregue, na Europa, com o intuito de insultar todos quantos ousem afastar-se do "consenso" social-democrata e politicamente correcto.

3- Quanto à questão da anglofilia contra a francofilia, concordo que é uma discussão que, nos termos em que geralmente é colocada, é muito redutora. No âmbito da "francofilia" teríamos também de considerar, por exemplo, Boétie, Cantillon, Turgot, Constant, Say, Bastiat e Molinari. Por outro lado, uma análise um pouco mais criteriosa de muitos dos autores prefridos dos ditos "anglófilos" permitiria constatar que também aí estamos perante formas muito distintas de conceber o "liberalismo".
Para um interessante tratamento deste problema que não se limita a opor "franceses" a "ingleses", recomendo a leitura atenta da obra Liberalismos: Entre o Conservadorismo e o Socialismo, de José Manuel Moreira (Lisboa: Ed. Pedro Ferreira, 1996)

4- Quanto a ser considerado um anglófilo, confesso que estranho um pouco a qualificação, até porque, se entrarmos nesse tipo de classificações, seria sempre antes de mais um "austríaco" (para uma breve descrição da Escola Austríaca recomendo este texto e, mais numa perspectiva de comparação com outras correntes de pensamento a nível de teoria económica, este outro).