21.9.04

Tarifas baixas no Porto


De acordo com esta notícia, a irlandesa Ryanair, a maior LCC (Low Cost Carrier) europeia, abrirá em 2005 uma rota Londres/Stansted-Porto com 2 voos diários. Representará o debutar das empresas de tarifas baixas no Porto facto que poderá revolucionar o mercado de transporte aéreo em Portugal. A empresa estima que em 2012 terá 16 voos diários a partir da Invicta, pelo que se pressupõe a intenção de servir outros destinos além de Londres. Na corrida para esta rota estava também o aeroporto galego de Santiago, o que indicia a intenção da Ryanair em servir o noroeste peninsular, um mercado de cerca de 7 milhões de potenciais consumidores, que não tem sido propriamente bem tratado pelas companhias de bandeira.

Em simultâneo com a nova rota para o Porto,
a empresa anunciou também mais 3 novas rotas para Espanha - Sevilla, Almeria e Valência - denotando uma agressiva estratégia de cobertura de toda a península. As LCCs usam geralmente um modelo de rotas "point-to-point", pelo que é de esperar que, numa fase ulterior, venha a ligar directamente vários aeroportos ibéricos.

A título de curiosidade,
vejam-se as incríveis tarifas de lançamento que virão a praticar (3,99 libras, menos de 6 euros, na rota Londres-Porto!!!). A TAP e a Portugália que se cuidem!