26.11.04

Pacheco Pereira

JPP recebeu anteontem o prémio Manuel Pinto de Azevedo, Jr- inovação, atribuído pelo jornal O Primeiro de Janeiro, pelo seu blogue Abrupto. Tive o prazer de assistir à entrega do prémio e de ouvir JPP explicar o que é um blogue («uma espécie de rolo de pergaminho que se vai desenrolando») e referir que os títulos dos blogues portugueses se assemelham com frequência aos dos jornais anarquistas do início do séc. XX, citando, entre outros exemplos, o Blasfémias.
JPP volta hoje a falar de blogues na - cada vez melhor - revista Sábado (para quando uma edição on-line?). Mais uma vez, JPP cita o Blasfémias, qualificando-o como «herdeiro colectivo de um grupo de blogues ligados ao pensamento liberal e aos dissidentes do PP, mas que ganharam em conjunto uma dimensão e uma massa crítica que o fazem a melhor voz liberal da blogosfera».
A JPP, os meus parabéns pelo prémio inteiramente merecido e um obrigado pelas referências. Aos leitores,uma justificação para esta auto-hetero-referência: a maior parte dos escribas do Blasfémias não é dissidente do PP, sendo que dois terços de nós nunca tiveram qualquer ligação àquele partido e 1/9 (eu próprio, no caso) mantem uma militância discreta.