21.4.05

Longe de Manaus...

... Mas sempre no Porto, como bem frisou o Francisco na apresentação do seu último romance ocorrida ontem à beira-mar no Bonaparte, um pub "protagonista" em várias obras suas. Tal como o Porto o é em quase todas elas, não o sempre publicitado granítico, do Douro ou do vinho, mas o das pequenas coisas, das vivências pessoais e pequeno burguesas, dos vícios e virtudes, de tudo o que vai ocorrendo desde a Barão de Nova Cintra à "gaiata" e assassina Rotunda de Santo Ovídeo.

Ambiente simpático e muito informal, com uma pequenina mas gravíssima "falha protocolar", Caro Francisco: num ambiente saudavelmente copofónico e enfumarado, haveria que disponibilizar alguns "havanos" pela rapaziada, enquanto é tempo e não tivermos de passar à clandestinidade para fruir tão agradáveis exalações.

Uma sofrível presença blasfema, reduzida a mim próprio, ao Gabriel e ao JPLN - os outros andavam na altura atarefadíssimos com assuntos clericais e ecuménicos e não lhes sobrou tempo para o nobre campo das letras...

Mas andavam por lá alguns ilustres blogueiros. Dei logo de caras com o também transmontano Alberto, que não via desde o "sarau pipiano" - não tem razão nenhuma para se melindrar, meu Caro comprovinciano; também presente o nosso prezado confrade Dupont, que me apresentou um fulano com aspecto de queijeiro, retinto biltre afinal já velho conhecido de outras lides e a quem aproveitei para dar no toutiço por muita da raiva que por aqui expele.

Mas o momento mais grato, foi ter finalmente conhecido a Lolita, charme discreto mas distintíssimo, só possível numa blogo-dragona. Aliás, como que por magnetismo, juntou-se ali de repente um grupinho que constituía a mais requintada nata da blogosfera dragoniana (mas não se falou de futebol...). O Gabriel e o Alberto entretanto estavam longe, se bem que este último, um confesso ex-benfiquista e portanto homem de grande virtude, preencha os exigentes requisitos para integrar o nosso redil.

Enfim, marcámos todos encontro para o próximo jantar da Tertúlia das Antas. E na altura Lolita, não se esqueça de pescar o Besugo, que já estou prevenido com resistente capindó e grandioso guarda-chuva para me proteger dos esguichos...