8.4.05

Tudo vezes 18

O Governador Civil é um cargo que não tem qualquer utilidade política e administrativa, é apenas um emprego para amigos políticos.

«(...) Um governador civil recebe mensalmente um vencimento correspondente a 70 por cento do vencimento de ministro. Tem direito a abono mensal para despesas a 30 por cento do respectivo salário. Nas suas deslocações oficiais, fora do distrito, recebe as proverbiais ajudas de custo. Dispõe de gabinete pessoal composto por chefe de gabinete, adjunto e secretário. Tem direito a um subsídio mensal de reintegração na «vida normal» (durante tantos meses quanto os semestres em tiver exercido o cargo). Tem obviamente direito a utilizar viatura automóvel do Estado, e com motorista, claro está. E acresce que o tempo de serviço prestado conta a dobrar para efeitos de reforma ou de aposentação.
Quisesse o actual governo dar um sinal inequívoco de que pretende, na verdade, aproveitar estes quatro anos para lançar s bases sólidas de uma futura reorganização administrativa territorial e teria acabado desde já com os governos civis.(...)»

Luís Costa, Público, 06/04/05