27.10.05

Notas presidenciais

Cavaco muito perto de Belém, Manuel Alegre ultrapassa Soares

1. Mais uma sondagem que dá Alegre à frente de Soares e Cavaco como vencedor à primeira volta (distribuidos os indecisos, Cavaco ganha à primeira volta folgadamente)

Via Margens de Erro, resultados com redistribuíção dos restos:

Cavaco - 58%
Alegre - 16%
Soares - 12%
Louçã - 6%
Jerónimo - 5%
Outros (Paulo Portas) - 2%

2. Não há razão nenhuma para esta eleição ser vista como uma disputa renhida entre Cavaco e Soares. E no entanto, essa tem sido a abordagem da comunicação social e dos apoiantes de Mário Soares. Como já se viu que Soares é menos popular que Cavaco, essa abordagem só favorece Cavaco que capitaliza o descontentamento em relação a Soares.

3. Existe uma disputa renhida, sim. Mas essa disputa é à esquerda entre Alegre e Soares. O que poderia levar os candidatos a uma competição para ver quem é mais de esquerda. O que mais uma vez tenderá a favorecer Cavaco.

4. Aparentemente, os candidatos de esquerda não parecem muito interessados nessa competição à esquerda, o que parece ser um reconhecimento de que Cavaco ganhará à primeira volta.

5. O papão da presidencialização do regime é um péssimo argumento contra Cavaco. O eleitorado do centro não confia em Sócrates e parece acreditar mais num Cavaco interventivo. Ver: 81.5% dos portugueses querem PR mais activo