5.12.05

A Science da semana passada traz uma pequena notícia sobre um estudo sobre o ensino simultâneo do Inteligent Design e da Teoria da Evolução. Ao que parece, o ensino simultâneo das duas teorias favorece a crença ... na Teoria da Evolução. Os editores da Science consideram que esta é uma boa notícia. Note-se, no entanto, que o que foi avaliado pelo estudo foi o efeito do ensino simultâneo nas crenças e não nos conhecimentos dos alunos. Dado que a Ciência ainda não é uma religião e a Science ainda não é uma revista de propaganda religiosa percebe-se mal o contentamento dos responsáveis editoriais pela Science. O que os devia preocupar devia ser o efeito que o ensino simultâneo tem na aquisição de conhecimentos científicos sólidos e não na aquisição de crenças. Note-se que, um estudante pode adquirir uma crença na evolução sem perceber nem os argumentos a favor da evolução nem o mecanismo de selecção natural. E vice-versa. Eu não sei se o estudo citado na Science está correcto, mas posso testemunhar que o estudo simultâneo do Criacionismo e da Teoria da Evolução permite, entre muitas outras coisas, que se perceba claramente a diferença entre crença e conhecimento científico. Se calhar foi isso que faltou aos editores da Science.