10.12.05

Given enough eyeballs, all bugs are shallow

A propósito da Lei dos Grandes Números:

Segundo a Lei de Linus, quanto maior o número de pessoas com acesso ao código fonte de um programa maior a probabilidade de um erro ser descoberto. No software livre existe sempre uma versão em desenvolvimento, altamente instável, e uma versão estável muito mais fiável. Os projectos de software livre têm habitualmente uma equipa de programadores que avalia as comunicações de bugs e corrige aqueles que são efectivamente bugs integrando-os na próxima versão estável. Existe uma divisão do trabalho entre quem descobre os bugs e quem avalia as descobertas sendo mínimo o risco de uma correcção introduzir um erro maior que o que se pretendia corrigir.

A Wikipédia funciona de forma ligeiriamente diferente. Todos os leitores são potenciais editores e não existem versões estáveis. Como a audiência é a fonte que fornece os editores, à medida que a audiência da wikipédia aumenta a qualidade de um artigo tenderá a melhorar. Isto acontece porque a discussão interna na wikipédia é um processo darwinistico que selecciona e organiza informação dispersa (note-se que a quantidade de informação dispersa aumenta com o aumento do número de editores). Mas como não existe uma separação entre os que descobrem os erros e os que avaliam a qualidade dessas descobertas, alguns editores poderão introduzir erros graves pelo que a qualidade aumentará apenas até ao patamar para o qual as contribuições negativas compensam as positivas.


O modelo editorial da Wikipédia terá que ser modificado para impedir que a qualidade estagne no patamar de equilíbrio entre as contribuíções positivas e negativas. A Wikipédia tenderá inevitavelmente para um modelo com versões estáveis aprovadas por um grupo de editores de confiança existindo paralelamente com uma versão aberta a toda a gente. O papel dos editores de confiança será o de avaliar que contribuíções da versão aberta devem entrar para a versão estável. Quando isso acontecer, a qualidade dos artigos tenderá a aumentar acima do patamar de equilíbrio passando a ser válida a Lei de Linus.

Em qualquer dos casos, não me choca que se considere que a lei dos grandes números contribui parcialmente para o nível de qualidade final da Wikipédia. Se não existisse nenhum processo darwinistico a funcionar, a média da qualidade dos artigos tenderia para a média da qualidade dos leitores/editores. Como existe um processo darwinistico a funcionar, a qualidade da wikipédia tende a ser superior à que seria de esperar se estivessemos somente perante um efeito da lei dos grandes números.

Leitura recomendada: The Cathedral and the Bazaar