7.12.05

O efeito Ryanair

Não será por certo alheio ao dinamismo que o aeroporto Francisco Sá Carneiro vem denotando nos últimos meses. O mês de Novembro, não propriamente o melhor para o turismo, foi excelente, com o tráfego de passageiros a crescer 18% face ao mês homólogo, para o que terá contribuído a nova rota da Ryanair para Frankfurt/Hahn inaugurada em Outubro.

Novas rotas directas a partir do Porto e com lançamento anunciado para Fevereiro, já estão a ser comercializadas pela rainha europeia das low costs: para Paris/Beauvais, com preços (antes de taxas e sobretaxas) a partir de ? 1,99 (é isso, um euro e noventa e nove cêntimos!!!) e para Liverpool, a partir de ? 6,99.

Aproveitem agora, rapaziada, enquanto é tempo. Tão logo a Ota esteja operacional, os burocratas centralistas tratarão de acabar com estes laivos de "concorrência desleal" entre aeroportos, implementando uma diferenciação de tarifas a favor daquele "mamute".

Em contrapartida, disponibilizarão um moderníssimo TGV para que a "cambada" do Porto e do Norte possa aceder facilmente à Ota. Ficará a viagem um "nadinha" mais cara e demorada, mas é um acréscimo de tempo e dinheiro que todos suportaremos de bom grado, pela suprema satisfação de poder utilizar aquele que será o "aeroporto nacional" (Mário Lino dixit).