2.2.06

Direito ao Substantivo

Sim, as duas senhoras têm o direito de juntar trapinhos, de pagar os mesmos impostos que os outros cidadãos casados, juntos, separados, viúvos ou solteiros. devem poder declarar o IRS juntas ou separadas e herdar sem burocracias. Sim, devem poder ter contas conjuntas, trocar apelidos e até ter papéis assinados por um qualquer conservador, notário, solicitador, juíz ou mesmo ministro. Se o estado se quer intrometer entre relações privadas, ao menos que ajude e não atrapalhe. Se estas ou outras senhoras ou rapazes (ou mesmo outras combinações menos maioritárias) querem que o estado se intrometa, nada contra. Ponto assente, fiquem com tudo.

Eu só queria ficar com um substantivo. 'Casamento'(*). Pelo menos para não ter que mudar o dicionário. E se este já não serve para qualificar a união entre um homem e uma mulher, arranjem-me outro. A língua portuguesa não será suficientemente rica para distinguir o que é diferente?

(*) casamento ? derivação masculina singular de casar, união legítima entre homem e mulher. (Dicionário de Língua Portuguesa Online, Priberam, Texto Editora)