6.2.06

O grande salto em frente?

David a engolir Golias, ou a tentar fazê-lo. Algo de recorrente nos mercados financeiros, sobretudo tratando-se de OPAs hostis. Tal é a intenção de Belmiro de Azevedo ao pretender comprar a totalidade da Portugal Telecom, um dos chamados pesos-pesados da Bolsa portuguesa, com um valor de mercado equivalente a cerca de 4,2 vezes o da Sonae.

O preço oferecido de 9,5 euros por acção, um prémio de 16% face à cotação de fecho de hoje, obrigará Belmiro a desembolsar qualquer coisa como 10,7 mil milhões de euros, admitindo que consegue adquirir a totalidade das acções da PT.

Uma "pipa de massa", mesmo para o nosso bilionário-mor, pelo que não é crível que o Grupo Sonae esteja só no negócio. Para além do Santander como financiador, terá com certeza um ou mais parceiros de peso, sendo o mais provável a France Telecom, sua associada na Sonae.com. Se aparece como co-oferente ou como futura compradora de uma das redes da PT, em breve se saberá. A golden share do Estado é outra incógnita. Investir "muito dinheiro para pouco mando" é algo a que Belmiro sempre se mostrou avesso, pelo que já terá negociado com Sócrates. Com que contrapartidas?

Resta saber como irá reagir o núcleo duro dos actuais accionistas da PT, que integra alguns ilustres e mui patriotas defensores dos "centros de decisão nacionais". Venderão a Belmiro ou aliar-se-ão à castelhana Telefónica, detentora de 10% da PT?

Vão ser interessantíssimos os próximos tempos. A Bolsa amanhã estará animadíssima, com a cotação da PT a disparar e a da Sonae a afundar-se...