22.4.05

Relativismo e niilismo

O Cardeal Ratzinger tem sido acusado pela esquerda bem pensante de intolerância e dogmatismo pelo simples facto de afirmar as suas convicções e de defender que elas são superiores a todas as outras. Curiosamene, esta crítica é uma das consequências do relativismo que Ratzinger tanto critica. A tolerância para a esquerda não é uma atitude que se tem mesmo para as ideias inferiores ou manifestamente erradas, mas uma atitude que se justifica porque afinal todas as ideias têm o mesmo valor.

Esta posição da esquerda fez-me perceber melhor o diálogo guerrista. Guterres, no fundo, não acreditava verdadeiramente em nada e por isso colocava as suas convicções ao mesmo nível de todas as outras. Suponho até que este seja o mal geral das esquerdas que, como o Bloco, criticam o cardeal Ratzinger.

Por exemplo, o Bloco de Esquerda não acredita nas virtudes do aborto livre. O aborto livre é para o Bloco uma ideia com o mesmo valor que a ideia da proíbição do aborto. O Bloco não iria agora defender que as suas convicções são superiores às dos outros grupos políticos porque se o fizesse estaria a ser dogmático e intolerante.