26.8.05

O mito do fogo posto

Só 20% dos incêndios são por fogo posto

1. Os espíritos moralistas têm atribuído os incêndios aos terriveis incêndiários, a maior parte dos quais ligados ao lucro capitalista neo-liberal. A realidade é bem diferentes: 80% dos incêndios não são fogo posto. E dos 20% que são fogo posto, a esmagadora maioria são causados por pessoas desiquilibradas sem nenhuma ligação ao lucro capitalista neo-liberal.

2. Dado que o número de ignições que uma floresta pode estar sujeita é proporcional à sua área, as áreas maiores estarão sujeitas a um número maior de ignições. E como basta uma ignição para arder toda a área florestal, mesmo que fossem êvitados todos os incêndios causados por fogo posto, a área total ardida não seria reduzida significativamente.

3. Estes dados são conhecidos há anos, mas isso não tem impedido as acusações de fogo posto em 99% dos casos de incêndio;

4. Apesar de esta informação ser conhecida, o trabalho dos muitos jornalistas que cobrem os incêndios não a incorporou. Antes pelo contrário. Os reporteres são os principais instigadores das acusações de fogo posto sem fundamento;

5. Numa altura em que muito se fala de sociedade da informação, em que muito se discute os incêndios, verifica-se que um dado tão importante como este tem sido largamente ignorado. O que prova que por muito sofisticada que seja a tecnologia da sociedade da informação, se as pessoas não forem minimanete cultas e não tiverem espírito crítico, essa tecnologia só serve para transmitir a ignorância e as projecções ideológicas de cada um.

6. Claro que quem não compreende as causas dos incêndios, quem projecta os seus preconceitos na realidade, jamais conseguirá encontrar as soluções para eles.