18.10.05

A crença socialista no Design Inteligente

Ontem fiz o seguinte comentário no BdE:

O que eu acho interessante é que a esquerda, tão pronta a acreditar na autoorganização da matéria, tenha tanta dificuldade em acreditar na autoorganização da economia.


Recebi esta resposta:

João Miranda: a matéria não obedece a nenhuma lei humana. A economia começa por ser uma criação puramente humana, como tal objecto de visões inevitavelmente contraditórias.

O conceito da autoorganização da economia faz-me lembrar o conceito do comunismo. Que um dia há-de triunfar ineitavelmente se deixado a si mesmo. A única coisa que é preciso fazer por quem a defende (ou ao comunismo) é suportá-lo enquanto isso não acontece.

O erro dessa autoorganização da economia é que se esquece das pessoas. Não se esquça que não há economia se as pessoas não a fizerem.

Publicado por: João André em outubro 18, 2005 08:27 AM



E esta:

O que eu acho interessantissimo e' o JM associar a teoria da auto-organizacao da materia 'a esquerda; por outro, colocar a auto-organizacao da economia no mesmo plano da auto-organizacao da materia, i.e. colocar as supostas "leis" da economia ao mesmo nivel das "leis" fisicas.

Tudo isso e' absurdo, mas fico-me pela seguinte consideracao. Uma economia auto-organizada sem forte controlo estatal e tambem privado (carteis, oligopolios, ....) nunca foi observada; a auto-organizacao da materia e' observada todos os dias no laboratorio e na Natureza.

Conclusao: e' um facto experimental, observavel, que a materia se auto-organiza; a economia auto-organizada e' uma conjectura que requer demonstracao - e esta parece muito, muito longe de ser possivel.

Adenda: em muitos aspectos, uma economia auto-organizada por pequenos grupos de pessoas, interagindo com outros grupos, numa estrutura em rede ate' poderia ser muito interessante. A verdade, porem, e' que nao fazemos ideia alguma quais os passos necessarios para tornar possivel que essa estrutura emergir de forma espontanea.

Publicado por: MP-S em outubro 18, 2005 09:06 AM


Comentários?