18.11.05

Porque faltam os professores?

O governo conseguiu colocar nos jornais a notícia de que os professores faltam muito. O que para alem de ser muito conveniente num dia de greve, é verdade. Mas porque faltam os professores?

Os professores têm que dar um máximo de 22 horas de aulas por semana. No caso dos professores mais velhos, o limite pode ser de 12 horas. Isto significa que um professor pode ter 1 dia livre e/ou várias tardes ou manhãs livres. Ao contrário daqueles que trabalha das 9 às 5, não lhe falta espaço no horário para idas ao médico e outras necessidades. Apesar disso, os professores têm direito a dois dias de férias por mês, dias que muitos utilizam por sistema. Estes dias são escolhidos para coincidir com o dia em que o horário está mais cheio ou com a segunda ou a sexta.

Mas porque é que determinados professores utilizam por sistema estes dias de férias? Porque na prática, estes dias de férias, que deviam ser descontados às férias de Verão, não são. Os conselhos executivos não obrigam estes professores a prestar serviço durante o Verão porque não têm trabalho para lhes dar, não têm meios para os controlar e, de qualquer das formas, não confiam no trabalho deles. E por isso, os professores que metem férias durante o ano não têm nada a perder.

Como resolver este problema? Obrigando os professores a um número mínimo (elevado) de aulas a partir do qual cada aula não dada é descontada no salário.