5.11.04

O leitor não tem razão

1. Parece que o PS Quer "Reprivatizar" império mediático da PT

2. Mais vale tarde do que nunca.

3. Pelas mesmas razões, o PS devia defender a privatização da RTP, RDP e Lusa.

4. O PS também quer impedir a concentração no mesmo proprietário do mesmo tipo de meio de comunicação. Foi dado o exemplo da PT que controla uma "quota de mercado acima dos 50 por cento" com o DN, o JN e o 24 Horas.

5. Existem em Portugal vários jornais diários (Primeiro de Janeiro, Comércio do Porto, JN, DN, A Capital, Diário Económico, 24 Horas, Correio da Manhã, Público, Jornal de Negócios).

6. Aparentemente, 50% dos leitores de jornais preferem 3 que pertencem ao mesmo proprietário. Não é por falta de opções. O Correio da Manhã é uma alternativa ao 24 horas, o Público é uma alternativa ao DN e o Primeiro de Janeiro e o Comércio do Porto são alternativa ao JN).

7. Comprar jornais é um acto livre.

8. Abrir um jornal também.

9. Os limites à concentração dos media podem ter algumas consequências interessantes:
9.1 - Se de repente o Público passasse a agradar a mais de 50% dos leitores de jornais, a Sonae passaria a controlar mais de 50% do mercado. A lei lá teria que punir o sucesso.
9.2 - A PT passaria a ter um incentivo para vender menos jornais. O objectivo do DN passaria a ser desagradar ao público para vender menos.

10. Aparentemente, a lei PS não se aplicaria às televisões de canal aberto, sector em que o estado controla 50% dos canais. Mas como esses canais não servem o público tão bem como os canais privados, o estado controla muito menos que 50% da audiência.