25.3.05

A esquerda tem coração, mas não chega

Diz o Satyricon:

Será que esta gente é tão insensível aos dramas humanos que acredita mesmo que a solução para o país seria abandonar grande parte da população à total indigência, para que o mercado se encarregasse de regular as necessidades entre a oferta e a procura. Esquecem-se que estão a falar de seres humanos... Ou, como liberais puros, defendem que estes devem ser tratados como vulgar mercadoria que se prestasse a ser enterrada para que o mercado se ajustasse?


Um esquerdista é um fulano que não entende muito bem o que é isso da «Lei da Oferta e da Procura». Acha que os problemas sociais nada têm a ver com tal lei e que tudo se resolve com carinho e dedicação à humanidade. Por outro lado, como têm vistas curtas concentram-se nos problemas dos grupos mais reivindicativos, ignorando todos os outros. Perante um problema social de um grupo reivindicativo propõem soluções que causam o desemprego e o empobrecimento de todos os outros grupos. Quem lhes lembrar que, por causa dessa coisa da Lei da oferta e da procura, a solução proposta causará a tal indigência dos tais seres humanos será acusado de economicista sem coração.

As soluções erradas causadas pelas soluções esquerdistas acabarão por causar novos problemas para os quais o esquerdista proporá soluções iguais às que os causaram. Segue-se novo empobrecimento e mais desemprego. Tudo é feito com grande arrogância e superioridade moral acompanhadas de uma enorme ignorância sobre a forma como funciona a sociedade e a economia.