23.3.05

Media e Política - Jornalismo ou Marketing Político?

Das discussões correntes em qualquer café, ou no intervalo do futebol, constam as que abordam a importância da "comunicação" e o peso que ela tem na avaliação da actividade política feita pelos cidadãos. Existe, assim, um grande esforço por parte dos diversos executivos em enquadrar a actividade governativa nos trâmites do que eles consideram ser o "politicamente correcto".

É ainda curioso ver como certos governos merecem o carinho dos media (ou antes, de alguns jornalistas: é justo que não se generalize).

Hoje, o Diário Económico (pág. 4), publica uma breve notícia, sob o título "A estreia de Sócrates", que transcrevo, sem comentar:

"(...) José Sócrates não andava de Falcon desde que, para conquistar o Euro 2004 para Portugal, visitou sete países num dia. Não gosta de andar de avião, muito menos quando são pequenos. Preferia ter vindo para Bruxelas na TAP. Mas a carregada agenda ditada pela quase coincidência entre a Cimeira em Bruxelas e o encerramento do debate do Programa do Governo deixou-o sem alternativa. Regressou ao Falcon, agora como primeiro-ministro, para se estrear na Cimeira Europeia que quer ser do crescimento e do emprego (...)".

Tenho vontade de dizer: "Tão trabalhador, tão nórdico é o nosso PM". Mas prefiro limitar-me à citação do DE, e deixar as conclusões para os nossos visitantes. Hoje acho que vou inaugurar uma rúbrica semelhante à do Euronews: No comments...
Rodrigo Adão da Fonseca